Embaixada do Brasil em Londres apresenta exposição “Brasília – da Utopia à Capital”

De 30 de julho a 30 de agosto de 2019, a Embaixada do Brasil em Londres apresentará a exposição “Brasília – da Utopia à Capital”. A exposição examina as ideias, personagens e percursos historicos que levaram à criação de Brasília em 1960 e a transformaram em síntese do pensamento modernista brasileiro. Concebida como obra de arte completa, a nova capital representa nova fase de interiorização do Poder Público do país, anteriormente concentrado na faixa litorânea.

A mostra exibe acervo de aproximadamente 300 obras de arte e documentos, dentre eles, maquetes de edificios icônicos projetados por Oscar Niemeyer; desenhos e maquete fotográfica do plano urbanístico de Lucio Costa; esculturas de Maria Martins, de Bruno Giorgi e de Alfredo Ceschiatti; e fotografias de Marcel Gautherot e de Mario Fontenelle. As obras são provenientes de coleções brasileiras públicas e privadas, dentre as quais o Instituto Moreira Salles, o Arquivo Público do Distrito Federal e o acervo da Coleção Brasília — Domício e Izolete Pereira.

“A ideia da exposição é mostrar ao mundo as várias facetas das artes que deram vida a cidade. As obras que serão expostas, pela primeira vez em Londres, são essenciais para o entendimento da formação da nova capital. Acredito que essa mostra vai aumentar, ainda mais, a curiosidade dos ingleses sobre um pátgina da nossa história, que nos enche de orgulho”, destaca Danielle Athayde que assina a curadoria da exposição.

Fonte: Estilozzo

Compartilhe